16.8.07

Aos meus amigos da Betesda

ASAS CORTADAS
Jorge Vercilo

Eu, pássaro perdido
Que avoou sem medo
Quando era menino
Sério, eu chego a me lembrar
e logo chega o mundo
Pra intimidar

Eles gritam e conseguem me assustar
Eu me sinto gaivota sobre o mar
Que afundou as asas nas manchas de óleo ao mergulhar
E agora não consegue mais voar
Um dia eu vou voar

Sei , sei tudo que posso
Mas vem essa lei
e impõe o ócio
quem tem um olho é rei

Se eu desafiar, incomodarei
Vez em quando bate um vento por aqui
Abro as minhas asas pra tentar subir
Mas com tanto tempo preso a essas grades, me esqueci
E agora tenho medo de cair

Tiê,
Venha das alturas me salvar
No maciço da Tijuca pousará
Onde as nuvens se debruçam
E eu não canso de esperar
Sua liberdade me libertará
Abra as suas asas

Vai sem medo, vai
Vai ganhar o céu
Quem provou da liberdade
não terminará
Preso às próprias grades
Um dia eu vou voar

Eu já vivi no ar
Vem me ver voar
Vem me ver voar

25 Comments:

Blogger MamaNunes said...

Ah pastor... Sou "amiga" da Betesda!
O Tiê é um pássaro vermelho. Aquí na aldeia chamamos de Tiê Sangue. Vejo muitos deles aquí, bem no meu jardim, até dou frutinhas a eles...
Desejo de coração, que o querido Pastor Ricardo Gondim e sua Betesda voem, decolem, sem medo...Colham as frutas que plantaram.
Um grande abraço!

5:09 PM  
Blogger Dos dois lados do Equador said...

Tiê sangue.
Pássaro lindo de um vermelho vivo, de uma alegria radiante, brilho como da luz das estrelas.

Que o coração do Ricardo descanse como quem olha o Tiê Sangue comendo um mamão maduro no pé.

Como quem sabe que os tesouros guardados nas cadeias dos homens não nos corta as asas, apenas nos aplaina o vôo.

Aqueles que creem no Evangelho, e só no Evangelho, saibam que nada mais há a fazer a não ser voar.

Como um Tiê vermelho. Porque as cadeias já demonstraram todo seu poder. Os taças quebras e os panos rotos estão pisados junto ao sal no chão.

Bjão,

Vando

6:58 PM  
Blogger Leny Brito said...

Acredito que essas asas cortadas, crescerão com mais vigor e, nos conduzirão a vôos muito mais profundos.
Abraços
Leny (Betesda no Ceará)

1:04 AM  
Blogger Unknown said...

Simplismente maravilhoso, como é bom saber que ainda existem homens que pregam o Evangelho na sua plenitude e simplicidade assim como Jesus ensinou e pregou.

Fiquei maravilhado com o texto do Ricardo sobre amigos, e tenho a certeza no meu coração, que vc é um desses amigos que ele anseia ter ao lado.

Bjs no seu coração.

2:01 PM  
Blogger Nilton Santos de Oliveira said...

Todo este episódio me faz lembrar do filme "De volta para o futuro", só que uma versão inversa(desculpe o trocadilho), " De volta ao passado". No dia 6 de julho de 1415, o reformador tcheco Johannes (Jan) Hus foi executado na fogueira. Em 1414, ele havia sido convocado ao Concílio de Constança para renegar a sua doutrina. O reformador recusou-se, reafirmando sua tese em favor da justiça social, que expressava também a insatisfação de todos os cidadãos tchecos.
Será que a inquisição está voltando ou voltamos a ela? Não estou dizendo que a teologia do Pr. Ricardo está certa ou errada, mas foi por causa de pessoas que ousaram a pensar diferente do ortodoxo é que não estamos presos aos rudimentos da fé medieval e hoje podemos sim viver por fé(Rm:1:17). Como o próprio Pr. Ricardo citou em seu site há coisas que são passageiras em nós e outras permanentes e precisamos valorizar isso o permanente, o ser pelo qual Cristo verteu seu sangue...

No amor de Cristo,

4:08 PM  
Blogger Moisés Lourenço Gomes said...

Era fato não consumado, agora o é.

Melhor que "bater cartão" na religião é ser autônomo na Graça que Deus dá!

Abraços Kivitz!

9:03 PM  
Blogger IaGo AraúJo said...

valeu Ed Renè..
obrigado pela força..
um forte abraço!

10:41 PM  
Blogger Robson Severgnini said...

Grande Ed, abração e obrigado,
Seu amigo
Robson

11:32 AM  
Blogger Anso said...

obrigado pela força q vc está nos dando!!!
sou um bom admirador ds suas ou nossas reflexões... do qual vivendo com propositos ja tenho na minha biblioteca e começo agora, infelizmente não antes a leitura de outra espiritualidade, mas q acredito ter lido por alto pois sempre leio seus artigos e seu blog!!!
Q Deus te abençoe pastor...
vamos em frente!

1:39 PM  
Blogger Cicero do Vale said...

Valeu Ed e que vivamos um Evangelho pleno!

4:42 PM  
Blogger Unknown said...

Pastor Ed. que a PAZ de Cristo seja contigo !!!

10:23 PM  
Blogger Unknown said...

Perdeu-se o norte porque foi abandonada a mensagem da Graça. Se o início do evangelicalismo se deu na gratuidade do amor, voltou-se à lógica religiosa dos sacrifícios, das penitências – a espiritualidade é hoje exercida numa lógica retributiva.
Perdeu-se o norte porque se adotou o modelo corporativo, gerencial, capitalista de administração eclesiástica. A igreja se condenou a operar com a mesma premissa do mercado. Os membros são tratados como clientes; a mensagem virou produto; a concorrência desumana não permite comunhão; o culto brilha como espetáculo; o pastor vestiu-se com os trajes de animador de auditório e, às vezes, fala como especialista em auto-ajuda.
Perdeu-se o norte porque não se conseguiu produzir discípulos de Cristo, apenas consumidores da religião para os seus próprios fins. Egocentrismo e hedonismo compõem a receita dos discursos e da prática cristã.
Perdeu-se o norte porque a espiritualidade evangélica não se importa tanto em ser sal da terra sem credibilidade para iluminar as trevas desastrosas em que a humanidade se meteu.
O mundo sabe – muçulmanos e ateus - que o presidente americano mais irresponsável dos últimos 50 anos é um evangélico praticante.
Perdeu-se o norte porque não se encontra mais Astro de infinita grandeza nos palcos e púlpitos das igrejas. Com uma cristologia fraca, os evangélicos não apresentam Jesus bíblico; eles se contentam com o "cristo" de suas fabricações idólatras.
Se mais profetas não se dispuserem denunciar as doenças internas da fé evangélica, logo o esforço dos antigos desbravadores se perderá. Precisa-se de mais vozes – as andorinhas que tentaram fazer o verão cansaram; é preciso revezar um pouco, antes que seja tarde.
Que sejamos agentes deste resgate!!
God Bless

Marcia Barros

2:10 PM  
Blogger Unknown said...

Prezado Ed,

o que seria, neste poema, a lei que impõe o ócio, na visão cristã?

A lei impõe o ópio pesado, e não o inverso.

Quem, das igrejas, impõe o ócio?

Abço

Guilherme

12:31 PM  
Blogger Unknown said...

Ao respeitavel sr. Pr.Ed,
na minha observação a igreja e vangélica e o protestantismo como queiram outros, não tem foco no Pai, o protestantismo está sem rumo pela sua divisão interna e externa, ele age como um espécie de capitalismo teólogico e religioso hj, prega um deus-banqueiro, deus cativo de igreja, deus amarrado a bíblia[há 7 níveis de revelações só entre nós atestada pelas escrituras,kkkk!]. Inventam um bando de doutrina muitas vezes humana, pra lucrarem em cima de fiéis ou protegerem lideres de advertência ou afofarem os ricos na instituição, desprezam o pobre na teoria e na prática, e dão a entender em seus cultos e pregações que a denominação salva.
O protestantismo está ligado ao ocultismo, pastorem maçons, pastores Ku klus klan, o bush é da sociedade secreta caveira e ossos, Ronald Reagan é protestante que crê em astrologia e usa pé de coelho, Billy Graham dizendo que o papa João paulo é fiel a Deus...pow fala sério, só se for na casa da monga!kkk!. Sabe o protestantismo abre a bíblia e tasca o pau nos fariseus e de israel, mal ele sabe que ele tem sido um tipo de farisaísmo pior, advinha de que tipo? farisaísmo neotestamentário. Os antigos hipócritas marcavam apenas com o velho testamento- aigreja evangélica engan e alopra com os 2[só não se diz infalível pra não se igualar com o Vaticano, e tá quase-chegando lá e se não chegou,kkk!], o protestantismo hoje está comendo o efeito de sua pseudosabedoria e arrogância, sabe porquê? se acha o dono de Deus....em ezequiel 28, o Senhor mostra como ele trata os orgulhosos com base em um ex-querubim, hoje conhecido como enganador! São tantas as "cagadas" religiosas do protestantismo que o Pai e sua tropa de elite celestial e terrena[quem sabe kkk!]terá que limpar sua casa e reino dos cagões e do excremento que o retira de sua casa em dias presentes e futuros. Falo o que vejo na igreja de hj como descrição e comentário sem fazer julgamento final, isso é da alçada de Deus.
Vivamos e guardemos a Lei e a boa-nova, o resto é comentário, os dias são maus, e ninguém sabe qdo o Messias voltará, vamos suar e operar nossos talentos nele enquanto a fôlego de vida sem desanimar e com alegria e ajudar outros amá-lo também pra isso estamos em sua casa aprendendo dele! Paz. luz, amor e felicidade a todos no Senhor.

1:49 AM  
Blogger Unknown said...

Como é bom saber que amigos estão ao lado nos momentos em que todos parecem acusar. Parabens pela força prestada Ed Rene
Abraços

3:29 PM  
Blogger RD DECORAÇÕES said...

Cara isso foi maravilhoso.
Que bom que temos pastores como vc.
Quando vejo seus textos e também de outros que tem esta mesma visão me lembro de parte do texto de CS Lewis (cristianismo puro e simples) quando ele se refere ao cristianismo como uma casa com momodos ruins e comodos que eram de paz, e que deveriamos respeitar as pessoas que ainda estavam no saguão, e com carinho guialas ao comodo de paz.
tenho certeza que com pessoas como vc podemos levar muitos a sala de paz. um Grande abraço. Paz

7:48 PM  
Blogger Jessic@MMS said...

Graças a Deus existem pastores como o senhor!!
Que Deus te fortifique a cada dia e que te dê sabedoria para expor a sua visão e que a igreja possa assimilar!!
Um forte abraço!!
^.^

7:43 PM  
Blogger WILLIAN CARDOSO said...

Prezados irmãos , teologia é algo muito complexo e muito confuso, são várias opiniões, várias idéias e ideais, e isso é muito bom, pois podemos pensar Deus de várias maneiras e formas, porém jamais devemos dizer algo sobre Deus dando a última cartada na mesa dizendo que Deus é assim e assado. Pelo contrário é Deus quem nos conhece, sabe que somos pecadores e falhos, como nó pecadores e falhos podemos afirmar quem é Deus, se permite ou não permite as coisas, se é vontade permissiva,específica, soberana, volitiva,e tantas outras vontades. Creio e posso afirmar meramente através das Escrituras e como cristão que Deus quer sejamos parecidos com seu filho Jesus e que Deus é amor, creio que a vontade de Deus é que devemos amar as pessoas, e estar presente na vida dos que sofrem e choram, e isso como cristãos temos feito muito pouco.Devemos aprender que teologia é a pura teoria da especulação, pois quem nos conhece de verdade é Deus e sabe que somos de fato pecadores. Um abraço...

11:22 AM  
Blogger WILLIAN CARDOSO said...

Prezados irmãos , teologia é algo muito complexo e muito confuso, são várias opiniões, várias idéias e ideais, e isso é muito bom, pois podemos pensar Deus de várias maneiras e formas, porém jamais devemos dizer algo sobre Deus dando a última cartada na mesa dizendo que Deus é assim e assado. Pelo contrário é Deus quem nos conhece, sabe que somos pecadores e falhos, como nó pecadores e falhos podemos afirmar quem é Deus, se permite ou não permite as coisas, se é vontade permissiva,específica, soberana, volitiva,e tantas outras vontades. Creio e posso afirmar meramente através das Escrituras e como cristão que Deus quer sejamos parecidos com seu filho Jesus e que Deus é amor, creio que a vontade de Deus é que devemos amar as pessoas, e estar presente na vida dos que sofrem e choram, e isso como cristãos temos feito muito pouco.Devemos aprender que teologia é a pura teoria da especulação, pois quem nos conhece de verdade é Deus e sabe que somos de fato pecadores. Um abraço...

11:22 AM  
Blogger WILLIAN CARDOSO said...

Prezados irmãos , teologia é algo muito complexo e muito confuso, são várias opiniões, várias idéias e ideais, e isso é muito bom, pois podemos pensar Deus de várias maneiras e formas, porém jamais devemos dizer algo sobre Deus dando a última cartada na mesa dizendo que Deus é assim e assado. Pelo contrário é Deus quem nos conhece, sabe que somos pecadores e falhos, como nóS pecadores e falhos podemos afirmar quem é Deus?, se permite ou não permite as coisas, se é vontade permissiva,específica, soberana, volitiva,e tantas outras vontades. Creio e posso afirmar meramente através das Escrituras e como cristão que Deus quer sejamos parecidos com seu filho Jesus e que Deus é amor, creio que a vontade de Deus é que devemos amar as pessoas, e estar presente na vida dos que sofrem e choram, e isso como cristãos temos feito muito pouco.Devemos aprender que teologia é a pura teoria da especulação, pois quem nos conhece de verdade é Deus e sabe que somos de fato pecadores. Um abraço...

11:27 AM  
Blogger WILLIAN CARDOSO said...

Quero dizer também que o Pastor ED René é uma benção de Deus nesta geração, pois têm de fato feito sua comunidade refletir e pensar uma melhor maneira de seguir e servir a Cristo, coisa que outros pastores não estão fazendo, que é através da Palavra de Deus falar ao coração de sua geração.Ficam sempre repetindo e papagaiando sempre as mesmas coisas que Lutero, Calvino e outros disseram no passado, trazendo uma bagagem teológica fundamentalista com conceitos de determinismo. Enquanto outros fazem da Palavra de Deus comércio, levando o discurso e valores do Reino de Deus ao mesmo patamar do mundo capitalista, fazendo propaganda e marketing em seus shows da fé, além de campanhas do corredor de 139.335 pastores que passam no vale do sal.Sou batista também mas quero crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus, não quero ficar vivendo do passado, pois creio também que a Igreja deve estar sempre em Reforma.

11:40 AM  
Blogger WILLIAN CARDOSO said...

Quero dizer também que o Pastor ED René é uma benção de Deus nesta geração, pois têm de fato feito sua comunidade refletir e pensar uma melhor maneira de seguir e servir a Cristo, coisa que outros pastores não estão fazendo, que é através da Palavra de Deus falar ao coração de sua geração.Ficam sempre repetindo e papagaiando sempre as mesmas coisas que Lutero, Calvino e outros disseram no passado, trazendo uma bagagem teológica fundamentalista com conceitos de determinismo. Enquanto outros fazem da Palavra de Deus comércio, levando o discurso e valores do Reino de Deus ao mesmo patamar do mundo capitalista, fazendo propaganda e marketing em seus shows da fé, além de campanhas do corredor de 139.335 pastores que passam no vale do sal.Sou batista também mas quero crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus, não quero ficar vivendo do passado, pois creio também que a Igreja deve estar sempre em Reforma.

11:40 AM  
Blogger Patricia Prada said...

Senhor Rene.

Ao ler um texto seu sobre os jogadores do Santos, nao pude deixar de procurá-lo na Internet para comunicar minha comoçao diante de um líder espiritual que está em consonância com a essência de Deus, a essência que á o amor, a partilha e a compreensao, independente do nome, ou, da figura através da qual se identifique esse Deus. Sou homossexual, estou há sete anos com minha companheira e adotamos um menino que está com 02 anos agora. Seguimos a doutrina kardecista, mas nao posso deixar de reconhecer Deus nas demais doutrinas cristas, nas religioes orientais, no judaísmo, enfim, em todas as manifestaçoes religiosas (e até nas nao religiosas), nas quais sempre encontramos um devoto ou um sacerdote que entende o real sentido da fraternidade humana, do espírito que nos aproxima e nao nos discrimina. Enfim , Pastor, tra imensa alegria ao meu espírito, saber da existência de um lìder como o senhor. Grata. Patricia Prada

12:48 AM  
Blogger Petros said...

Há mais coisas entre o arminianismo e o calvinismo do que supõe a nossa vã teologia. Alguém já disse que na biblioteca do céu os livros de teologia irão estar na sessão de ficção.

6:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu adoro andar no abismo
Numa noite viril de perseguição
saltando entre os edifícios
vi você
Em poder de um fugitivo
Que cercado pela polícia, te fez refém
lá nos precipícios
Foi paixão à primeira vista
me joguei de onde o céu arranha
te salvando com a minha teia
Prazer, me chamam de Homem-aranha
Seu herói

Hoje o herói agüenta o peso
das compras do mês
No telhado, ajeitando a antena da tevê
Acordado a noite inteira pra ninar bebê

Chega de bandido pra prender,
de bala perdida pra deter
Eu tenho uma idéia:
Você na minha teia
Chega de assalto pra impedir,
Seja em Brasília ou aqui
Eu tive a grande idéia:
Você na minha teia
Hoje eu estou nas suas mãos
Nessa sua ingênua sedução
que me pegou na veia
Eu tô na tua teia

Link: http://www.vagalume.com.br/jorge-vercilo/homem-aranha-letra-sem-erros.html#ixzz3Iq7tYwA2

6:12 AM  

Postar um comentário

<< Home


Ed René Kivitz
Pastor da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo), autor e conferencista.
+ Saiba mais


LANÇAMENTO

Os artigos reunidos neste livro não são expressões de rebeldia à ortodoxia cristã, mas de inquietude diante de uma Igreja que...
+ Saiba mais


BEST-SELLER
Vivendo com propósitos apresenta a resposta cristã para o sentido da vida. Tomando como ponto de partida a afirmação de que Deus criou o homem...
+ Saiba mais


-----------------------------------------
  • BOSCH, David. Missão transformadora: mudanças de paradigmas na teologia da missão. São Leopoldo, RS: Sinodal, 2002.

  • XI Semana de Estudos de Religião - Fundamentalismos: discursos e práticas

    PRELETORES: Diversos
    DATA: 2 a 4 de outubro
    LOCAL: São Paulo (SP)
    Para saber mais, clique aqui!
  • "A missão é o sim de Deus ao mundo; a participação na existência de Deus no mundo. Em nossa época, o sim de Deus ao mundo revela-se, em grande medida, no engajamento missionário da igreja no tocante às realidades de injustiça, opressão, pobreza, discriminação e violência."
    David Bosch
  • Clique aqui para conhecer minha igreja. Você é nosso convidado!

Cadastre seu e-mail:

powered by Bloglet

 

 
....Copyright © 2006 Ed René Kivitz. Todos os direitos reservados.