8.6.07

Missão Integral

Passei o dia no Fórum Jovem de Missão Integral [http://www.forumjovemdemissaointegral.org]. Dentre várias discussões relevantes, destaco a relação entre evangelização e responsabilidade social, ainda é presente.

A razão desta dicotomia é o conceito de evangelização como proclamação de uma mensagem, mais precisamente o plano de salvação, resumido em palavras de convocação para que as pessoas individualmente receberem Jesus como Salvador pessoal.

Evangelização, no contexto da missão integral, é mais do que compartilhar uma mensagem, é anunciar uma realidade: a chegada do reino de Deus (Mateus 4.12-17; Marcos 1.14,15). Apresentar o reino de Deus implica mais do que a proclamação de uma mensagem. Assim como o exército vencedor sai anunciando que a guerra acabou e estabelecendo uma nova realidade aonde chega a notícia, também a igreja deve anunciar ao mundo que o rei justo e verdadeiro venceu o diabo na cruz do Calvário ao mesmo tempo em que destrói as obras do diabo na sociedade (Mateus 4.23-25; Lucas 4.18-21; 7.20-23).

A igreja que se compromete a ser um sinal histórico do reino de Deus não faz distinção entre evangelização e ação social, pois não compreende uma sem a outra, ou melhor, compreende que a evangelização implica necessariamente a ação social.

4 Comments:

Blogger Volney Faustini said...

A ênfase da missão integral precisa ser retomada nas searas "evangélicas" - confrontando e combatendo os atuais 'quatro cavaleiros apocalípticos' que sequestram o povo de Deus : a religiosidade, o institucionalismo, o personalismo e o isolacionismo.

Em excelente hora se re-mexem as águas do Evangelho comprometido em transformar o homem todo.

7:12 PM  
Blogger Volney Faustini said...

Este comentário foi removido pelo autor.

7:12 PM  
Blogger Tim Carriker said...

Estou trabalhando com a IPIB desde maio para produzir um documento que elabore a nossa compreensão da "missão integral". Segunda-feira próxima vamos nos reunir para finalizar...por enquanto um documento de cerca de 110 páginas. Aguardem!

Também aproveito para chamar atenção para minha tentativa de longos anos de falar de missão a partir da "integralidade" da teologia bíblica. A última tentativa, A visão missionária da Bíblia. Uma história de amor , da Editora Ultimato, destaca a cristologia, algo que faltava em outras obras.

Um abraço a todos e parabenizo-os pelo site.

Timóteo Carriker
Portal de vários sites: www.timcarriker.com

12:01 PM  
Blogger Josa Medeiros said...

Coragem para mudar sem impor, com a doçura que se alimenta o beija flor... Assim caminha a ação social em nossas denominações.

10:30 AM  

Postar um comentário

<< Home


Ed René Kivitz
Pastor da Igreja Batista de Água Branca (São Paulo), autor e conferencista.
+ Saiba mais


LANÇAMENTO

Os artigos reunidos neste livro não são expressões de rebeldia à ortodoxia cristã, mas de inquietude diante de uma Igreja que...
+ Saiba mais


BEST-SELLER
Vivendo com propósitos apresenta a resposta cristã para o sentido da vida. Tomando como ponto de partida a afirmação de que Deus criou o homem...
+ Saiba mais


-----------------------------------------
  • BOSCH, David. Missão transformadora: mudanças de paradigmas na teologia da missão. São Leopoldo, RS: Sinodal, 2002.

  • XI Semana de Estudos de Religião - Fundamentalismos: discursos e práticas

    PRELETORES: Diversos
    DATA: 2 a 4 de outubro
    LOCAL: São Paulo (SP)
    Para saber mais, clique aqui!
  • "A missão é o sim de Deus ao mundo; a participação na existência de Deus no mundo. Em nossa época, o sim de Deus ao mundo revela-se, em grande medida, no engajamento missionário da igreja no tocante às realidades de injustiça, opressão, pobreza, discriminação e violência."
    David Bosch
  • Clique aqui para conhecer minha igreja. Você é nosso convidado!

Cadastre seu e-mail:

powered by Bloglet

 

 
....Copyright © 2006 Ed René Kivitz. Todos os direitos reservados.